Contratar um arquiteto vale a pena ou sai caro?

Segurança, economia e valorização do imóvel são algumas das vantagens da contratação deste profissional.

À primeira vista, a contratação de um arquiteto parece apenas mais um custo na planilha, mas estudos da categoria indicam economia no final da obra de até 30%. O valor poupado tem a ver com o cálculo correto de uso de materiais e acompanhamento da execução da obra, o que evita retrabalho e desperdício. 

Além de reduzir custos, o trabalho do profissional de arquitetura traz outras vantagens como planejamento certeiro, segurança, conforto e valorização do imóvel, uma vez que projeto arquitetônico dispõe de soluções estéticas e funcionais atualizadas.

O arquiteto Rômulo Garcia, de Apucarana, observa que o profissional habilitado em arquitetura une pensamento criativo e técnicas necessárias para se atingir as expectativas das pessoas quando pensam em reformar, construir ou até mesmo decorar ambientes. “O ideal é que o arquiteto seja o primeiro profissional a ser contratado especialmente nos casos de reforma e construção”, avalia.

Dessa maneira, segundo o expert, é possível estudar diversas abordagens de projeto antes de iniciar a obra, viabilizando as melhores soluções para cada caso, evitando desperdício de materiais e retrabalhos.

Na decoração, Rômulo frisa que um bom projeto é capaz de deixar o ambiente mais harmônico e agradável, através de design de mobiliário, iluminação e objetos decorativos. “O arquiteto sempre busca criar espaços personalizados, funcionais e confortáveis, criando uma atmosfera que retrate a personalidade e o estilo de vida dos moradores”, afirma.

O IMÓVEL É ALUGADO, E AGORA?

No caso de imóvel alugado, o arquiteto Rômulo Garcia indica investir em itens versáteis, que possam ser reaproveitados, numa eventual mudança de endereço. “É possível renovar ambientes através de quadros, luminárias e plantas. É uma oportunidade para dar personalidade ao imóvel, sem fazer intervenções mais complexas, com bom custo-benefício”, garante.

O profissional, porém, observa que sempre que for reformar um imóvel alugado ou mesmo realizar instalação de prateleiras e quadros, deve-se de consultar o proprietário para verificar a posição da estrutura e hidráulica do imóvel. “Nesses casos, a contratação de um arquiteto é essencial para que se estude as intervenções mais adequadas para cada situação, seja em pequenas obras ou até grandes reformas”, pontua.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment