Seguro fiança locatícia dispensa fiador

Serviço evita constrangimento de pedir para alguém avalizar o contrato de aluguel.

Alugar um imóvel nem sempre é um processo que exige garantias. Até bem pouco tempo era comum a figura do fiador, o que gerava alguns constrangimentos, tanto para quem iria pedir para avalizar o contrato com a imobiliária quanto para o candidato a avalista, que poderia ter uma conta extra para pagar no futuro. O seguro fiança locatícia veio para substituir a figura do fiador.

O corretor de seguros, Bruno Marcato Ortiz, da Benefícia Corretora de Seguros, de Apucarana, explica que o seguro de fiança locatícia, além de dispensar o fiador o pagamento do aluguel, caso o inquilino não conseguisse cumprir com as obrigações, como também de danos ao imóvel.

“É uma segurança para a imobiliária e principalmente para o dono do imóvel porque, caso a o inquilino não pague, tem uma empresa sólida, uma seguradora, que tem uma apólice para amparar esses danos, esses gastos extras”, afirma Ortiz.

A principal vantagem na avaliação do corretor é não ter o desconforto com uma pessoa próxima. “O fiador geralmente é alguém do âmbito familiar, já o seguro não tem essa relação sentimental, o que torna o processo mais profissional”, defende.

“Além de blindar esse lado emocional, o seguro fiança tem outras coberturas, proporcionando mais tranquilidade em caso de demissões”, exemplifica Ortiz. Porém, o seguro fiança locatícia não é sinônimo de aprovação automática para alugar um imóvel residencial ou comercial. A aprovação envolve alguns critérios, como renda compatível.

Seguro Fiança Locatícia

O seguro de fiança locatícia é regulado por normas, em especial, pela Lei do Inquilinato, que define e limita as garantias de locação. As regras do seguro de fiança locatícia foram constituídas pela Resolução nº 202, de 2008, do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).

Show CommentsClose Comments

Leave a comment