Automação residencial une tecnologia e conforto no mesmo ambiente

Instalação de sistema pode ser feito no início do projeto ou depois da obra pronta.

Quem não gostaria de morar numa casa inteligente que interagisse facilitando a rotina? O especialista em automação, o tecnólogo em Eletrônica com ênfase em Automação, Tiago Britici, sócio-proprietário da Futuri Casas Inteligentes, garante que a automação está a cada dia mais acessível e vem para facilitar a vida de todos. Na avaliação dele, as vantagens são inúmeras, como praticidade, segurança, economia de energia, conforto, além de poder mudar o ambiente com apenas alguns comandos via celular.

Em entrevista ao Blog da J Mareze, Tiago garante que é essa tecnologia que veio para ficar e, a cada ano, tem conquistado mais espaço. Ele adianta, inclusive, que é possível automatizar imóveis prontos. Confira os principais trechos dessa conversa.

Blog J Mareze – O que é automação de ambientes?

Tiago Britici – Automação residencial, como o próprio nome diz, tem por finalidade programar tarefas diárias permitindo reduzir o tempo gasto com rotinas. A automação de ambientes consiste em controlar tudo o que estiver conectado à energia elétrica, como iluminação, tomadas e aparelhos domésticos, desde ventilador, cafeteira, ar-condicionado a televisão. Tudo isso acontece através de teclas dispostas pelo ambiente pelo aparelho celular, tablet, computador ou um assistente virtual, que pode ser o Google Home e Alexa ou qualquer outro.

Blog J MarezeA automação de ambientes pode ser feita em imóveis prontos ou precisa ser no momento da construção?

Tiago Britici – Hoje em dia temos alguns fabricantes de automação residencial que possuem sistemas totalmente sem fio. O equipamento que irá comandar a iluminação pode ser instalado na própria caixa na alvenaria, sem necessidade de modificar a infraestrutura.

Blog J Mareze – É possível fazer em imóvel alugado?

Tiago Britici – Sim, falando em dispositivos sem fio a infraestrutura do imóvel não será alterada e, por isso podem, sim, ser instalados e retirados a qualquer momento.

Blog J Mareze – Quais as vantagens da automação de ambientes?

Tiago Britici – A principal vantagem é fazer com que o ambiente se adapte às necessidades do morador, criando cenários para cada ocasião. O mais comum é deixar três cenários pré-definidos. Por exemplo, o primeiro cenário é aquele que liga todas as luzes e equipamentos de uso contínuo. O segundo é uma opção na hora de assistir filmes, apagando as luzes principais e deixando uma iluminação indireta em uma intensidade baixa (dimerização). Neste modo, fecha-se também as cortinas do ambiente e liga a televisão direto na plataforma de streaming escolhida. Já no terceiro cenário desliga toda a iluminação e equipamentos, é o chamado cenário master off, aquele ideal para quando está saindo da residência ou indo dormir. Todos esses cenários podem ser acionados tanto nas teclas quanto nos diversos dispositivos móveis e assistentes virtuais.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment