Espaços compartilhados: um novo conceito de ambiente de trabalho

Em Apucarana, inciativa ganhou vida e adeptos há três anos com o Ahead Coworking.

Um espaço adequado para trabalhar, trocar experiências e promover novas conexões. Os espaços colaborativos têm um quê dessa aura inovadora ao oferecer toda infraestrutura de um escritório com a comodidade de pagar por hora, período ou por mês o uso de salas e estações de trabalho compartilhadas. Além da infraestrutura, os coworkings se diferenciam dos escritórios tradicionais pela dinâmica entre os profissionais.

Em Apucarana, a união de oferta de infraestrutura e promoção de novas conexões ganhou vida e adeptos há três anos com a inauguração do Ahead Coworking. “A modalidade de coworking propõe a partilha de espaço físico e experiências também”, define Moisés Tavares, sócio-proprietário do Ahead Coworking.

 “A grande sacada é que nesse modelo você utiliza uma única estrutura grande, principalmente ambientes comuns, para diluir os custos, mas mantém a individualidade de cada profissional. Porém, um diferencial está justamente em gerar integração entre profissionais que nunca se encontrariam se não estivessem no mesmo espaço”, avalia Moisés, que também é profissional de marketing e professor universitário.

Ele observa que, mesmo sendo um espaço compartilhado, os ambientes foram criados para atender diferentes profissionais. “Temos espaços pensados para atendimentos psicológicos e consultorias a salas de reuniões com equipes, assim como salas privativas. A flexibilidade de contrato é outro atrativo, porque os espaços podem ser locados por hora, períodos ou permanentemente”, explica.

Na avaliação de Moisés, existem dois grupos de vantagens: subjetivas e palpáveis. “As vantagens subjetivas estão associadas ao relacionamento, ao networking profissional e social, porque reunimos num mesmo ambiente profissionais de diferentes segmentos, o que gera uma troca de experiências e indicações. Situação bem diferente de quando se está em casa, no home office, ou num escritório. É essa interação que torna a comunidade ativa e a alimenta de forma orgânica e automática”, comenta.

Por outro lado, o publicitário elenca vantagens mais palpáveis, aquelas relacionadas ao custo benefício diretamente. “Se fosse alugar uma sala, teria custos com aluguel, internet, serviços de secretaria, condomínio, entre outros. No ambiente compartilhado, o profissional simplesmente não precisa se preocupar com essas questões. O espaço do café estará sempre pronto, a limpeza feita, a conta da internet paga. É só vir e usar”, ressalta.

Ahead
Moisés comenta que a ideia de criar algo com esse conceito surgiu há cerca de três anos e contou com outros dois idealizadores, a relações públicas e consultora Thaís Duarte e o profissional de marketing Luiz Otávio Mareze, que também tinha experiência em negócios imobiliários. “Com a soma das nossas experiências, surgiu o Ahead com o propósito de criar conexões entre pessoas, ideias e negócios, fazendo com que todos se promovam e se potencializem mutuamente, gerando uma rede de crescimento exponencial”, resume. Para o publicitário, esse conceito de negócio e, também, de vida está ganhando espaço. “Apucarana está cada vez mais respirando essa ideia, essa modalidade de economia compartilhada, de projetos que vêm ao encontro também do que a cidade tem projetado no que tange à inovação, estimulando startups”, diz.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment