O espaço físico também faz parte do posicionamento do seu negócio

O ambiente é o responsável, muitas vezes, por traduzir a cultura da empresa.

A construção de uma marca vai muito além da identidade visual, engloba conceito, posicionamento, valores, design, entre outras ações. O ambiente, onde os clientes serão recebidos, faz parte desse rol e precisa traduzir a essência do empreendimento. Não importa se o negócio integra uma grande empresa ou é liderado por um profissional autônomo: a mensagem é emitida ao público de diferentes formas, não só pelo material de divulgação.

“Quando o assunto é posicionamento, estamos o tempo todo nos comunicando. Precisamos pensar que cada mensagem entregue ao cliente é uma peça de um quebra-cabeça, que esse mesmo cliente está formando em relação à sua imagem”, avalia a doutora em Estudos da Linguagem, Thaís Jerônimo Duarte, de Apucarana.

Thaís, que é criadora do Método Comunica de Propósito (CDP), ilustra esse cenário com uma situação casual, que pode acontecer com qualquer profissional. “Imagine que você tem uma rede social bem estruturada, com pautas de conteúdo e alguém (potencial cliente) te encontrou, achou interessante o seu conteúdo, fez um primeiro contato, gostou do seu trabalho e marcou um atendimento”.

Alerta. A doutora em Linguagem avalia que o local em que ocorrerá o atendimento poderá fazer toda a diferença, inclusive levar ao rompimento das negociações, caso a mensagem não esteja condizente com a imagem inicial. “Esse rompimento pode ocorrer porque o cliente não identificou coerência entre o posicionamento inicial com o espaço físico”, diz.

Thaís garante, no entanto, que o empreendedor não precisa se desesperar. “Caso ele não tenha um ambiente próprio, decorado de acordo com o seu posicionamento de marca, hoje em dia existem espaços compartilhados, inclusive em Apucarana. Além do custo-benefício ser muito interessante, porque paga-se somente pela hora usada, esses espaços têm diferentes propostas. Alguns são mais sérios, outros mais descontraídos”, ressalta. O importante, de acordo com Thaís, é escolher aquele ambiente que mais se assemelha ao seu posicionamento e necessidade, para não haver uma ruptura da percepção sobre o seu posicionamento, sobre o seu negócio.

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