Segurança domiciliar: como proteger seu patrimônio e sua família?

Cão de guarda, sistema de alarme, monitoramento e atenção ao sair e entrar em casa são algumas das medidas que podem ser adotadas.

Ter mais segurança no dia a dia em casa ou no escritório faz toda diferença, evita estresse, ansiedade e, propriamente, o risco de passar por situações traumáticas, como assalto. O empresário Juliano Bongiolo, da Inviolável, de Apucarana, que atua no mercado de segurança residencial e empresarial há 35 anos, garante que é possível reduzir alguns riscos com atitudes simples, como observar a rua antes de sair de casa. Ter sistemas de alarme e monitoramento de qualidade também reduzem as chances de ter o imóvel invadido por criminosos. Nesse arsenal, também vale apostar no velho e bom cão de guarda. Confira a entrevista ao Blog da J Mareze!

Blog J Mareze – Quais meios e/ou recursos temos disponíveis, hoje em dia, para protegermos o nosso patrimônio?

Juliano Bongiolo – Quando falamos em segurança é comum pensarmos, de imediato, em um sistema com câmeras de monitoramento, mas não podemos nos esquecer de outros recursos, utilizados há séculos, como o velho e bom cão de guarda. Quando temos um cão de guarda, já conseguimos reduzir o risco em pelo menos 10% de invasão, por exemplo. Agora, quando aliamos a isso, um sistema de alarme, sem monitoramento, reduz entre 5 a 10%. O motivo é que o barulho da sirene do alarme já inibe pequenos furtos e roubos, uma vez que expõe a ação dos ladrões de imediato. 

Blog J MarezeE os sistemas de alarme com monitoramento, reduzem quanto?

Juliano Bongiolo – O monitoramento dos disparos, quando feito por uma empresa comprometida com a segurança de seus usuários, reduz consideravelmente os riscos. A média fica em 20%. Agora, se colocar uma cerca elétrica, além do alarme, diminui ainda mais, pelo menos 5%. Outra opção ainda é a contratação de um guarda, o que não é tão viável para a maior parte das famílias e empresas. Porém, o risco sempre vai existir, o que pode ser feito é reduzir, inclusive, o tempo de resposta.

J MarezeNo dia a dia, como podemos prevenir algumas situações que levem à insegurança do patrimônio e também familiar?

Juliano Bongiolo – Uma maneira muito simples de diminuir abordagens de criminosos, é observar a rua antes de entrar e sair de casa e também da empresa. Além disso, é recomendado sempre fazer um caminho alternativo, mudar um pouco os horários, para que a rotina não seja facilmente rastreada. A observação pode ser feita pelo sistema de câmeras, inclusive verificar se ocorreu alguma movimentação estranha minutos antes.

Blog J Mareze – O que significa um imóvel seguro no quesito técnico?

Juliano Bongiolo – Um imóvel seguro, neste sentido, é aquele que conta não só com sistema de alarme e monitoramento, mas com equipamentos de qualidade, que garantam o funcionamento. Isso envolve a instalação adequada dos equipamentos, para que a captura das imagens seja a melhor e, claro, que a imagem seja nítida, possibilitando a identificação de pessoas e também de veículos. É importante ainda manter a manutenção em dia desses equipamentos.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment