Seis dicas de como economizar sua conta de luz

Escolher eletrodomésticos mais eficientes e apostar em energia solar são algumas das opções disponíveis no mercado.

A conta de luz é uma das vilãs do orçamento doméstico não é de hoje. Porém, o engenheiro eletricista, Danilo Franco, da Bravo Energia, de Apucarana, alerta que há meios para reduzir a conta de energia e alguns não custam nada, apenas rever velhos hábitos. Danilo observa que os maiores consumidores de energia elétrica numa casa costuma ser o chuveiro, a geladeira e o ar-condicionado. A ordem pode mudar de acordo com o tempo de uso de cada aparelho.

A dica neste caso é optar por versões mais econômicas. “Às vezes, vale a pena até trocar um eletrodoméstico mais antigo, que consome mais energia, por outro mais eficiente”, sugere. O motivo, segundo ele, é que em poucos meses, dependendo do valor do eletrodoméstico, o consumidor já pagou a nova aquisição só com a diferença de valor da conta de luz.

Danilo comenta que outro investimento eficaz, para quem quer diminuir os custos com energia elétrica, são os painéis fotovoltaicos. “Esta é uma opção que, cada vez mais, as pessoas têm adotado diante da eficiência dos sistemas e também da redução de custos, além da conscientização social e ambiental”, pontua.

O engenheiro eletricista observa, por outro lado, que outras ações podem ser adotadas sem nenhum custo. “Por exemplo, no verão não tomar banho quente e desligar o chuveiro durante o banho, como já orientava os nossos pais”, comenta.

Confira seis dicas do engenheiro eletricista Danilo Franco para ajudar você a economizar!

1 – Use lâmpadas LED – As lâmpadas de LED consomem até 80% menos energia, tem maior durabilidade e não precisam de cuidados adicionais na hora do descarte, como as fluorescentes, que contêm mercúrio em sua fabricação.

2 – Evite usar ar-condicionado – Parece um pedido quase impossível de ser atendido nos dias quentes, mas o ar-condicionado é um dos maiores vilões de consumo, o segundo o ranking dos maiores consumidores de energia. Caso não seja possível deixar de usar, coloque numa temperatura entre 23 a 24 graus. E claro, se for muito antigo o aparelho, vale a pena trocar.

3 – Escolha eletrodomésticos eficientes – Na hora de comprar um eletrodoméstico não olhe só a etiqueta do preço, mas também de eficiência energética, pois esse item faz toda diferença na conta de luz. O selo PROCEL (Centro Brasileiro de Informação de Eficiência Energética) classifica o consumo de A até G — A são os mais eficientes e G os menos eficientes. Fique de olho.

4 – Desligue eletrodomésticos – Vai passar alguns dias ou horas fora de casa? Lembre-se de desligar aparelhos eletrodomésticos da tomada. Quando deixamos esses aparelhos no modo standby (em espera), eles continuam consumindo energia. Essa dica, é claro, não vale para a geladeira cheia, por exemplo.

5 – Desligue o chuveiro durante o banho – Esse é outro pedido difícil de atender, mas desligar o chuveiro elétrico é uma boa maneira de diminuir não apenas o consumo de água, mas também de luz. Isso pode ser feito no momento em que você ensaboa o corpo ou passa xampu no cabelo, ligando novamente o chuveiro só na hora de se enxaguar. Outra dica é comprar um chuveiro com selo A, no quesito eficiência energética.

6 – Utilize energia solar – Os painéis solares estão cada vez mais acessíveis. A autossuficiência energética é capaz de impactar em mais de 90% a conta de luz de uma residência. Além disso, estudos do Laboratório Nacional de Lawrence Berkeley, da Universidade da Califórnia, apontaram valorização do imóvel entre 3 a 6% na hora da venda.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment