Você sabe qual é a função do corretor de imóveis?

Esse profissional é responsável por intermediar negociações de compra, venda, permuta e locação de imóveis.

Se você não sabe o que esse profissional faz, vai saber na prática quando for colocar seu imóvel à venda ou quiser comprar um. Outra situação comum protagonizada por um corretor de imóveis acontece na hora de colocar um imóvel para locação ou alugar um, seja comercial ou residencial. Por conhecer bem o setor, o corretor também é requisitado para fazer avaliações imobiliárias.

O blog da J. Mareze conversou com o corretor imobiliário e delegado do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), da unidade de Apucarana, Antônio Bertoli. Na área desde 1984, Bertoli, como é mais conhecido, comenta os principais pontos da profissão, que continua em ascensão no mercado, e como o corretor pode fazer a diferença em negociações imobiliárias.

J. Mareze – Quais são as principais funções de um corretor de imóveis?

Bertoli – Os corretores de imóveis são responsáveis por exercer a intermediação nos processos de compra, venda, permuta e locação de imóveis. Além disso, são consultados, com frequência, quanto à comercialização imobiliária.

J. Mareze – Qualquer pessoa pode ser corretor de imóvel?

Bertoli– Para ser corretor de imóveis, é necessário ser maior de 18 anos, ter o Ensino Médio completo e possuir o título de Técnico em Transações Imobiliárias ou Gestão de Negócios Imobiliários. Após ter esses requisitos, é necessário obter o registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci). A profissão é regulamentada pela Lei 6.530/78.

J. Mareze – O que é preciso fazer para ser um corretor?

Bertoli – Além da formação específica na área e o registro no Creci, é necessário ser comunicativo. Gostar de trabalhar com pessoas e, acima de tudo, estar sempre disposto, pois muitas vezes será necessário trabalhar depois do horário ou aos fins de semana.

J. Mareze – Quais os diferenciais da profissão?

Bertoli – O setor imobiliário é um mercado em expansão. Em 2020, mesmo diante da pandemia do coronavírus (covid19), a venda de imóveis residenciais teve um aumento de 9,8% se comparada ao ano de 2019. 

Rendimento – Com dedicação e empenho é possível obter bons rendimentos.

Realizador de sonhos – Os corretores de imóveis participam de um dos momentos mais especiais de uma família, a aquisição de um imóvel.

J. MarezeE qual a diferença na hora de comprar ou vender um imóvel com intermédio de um corretor?

Bertoli – Os corretores de imóveis trazem segurança às negociações imobiliárias. Os profissionais estão capacitados para verificar a documentação do imóvel, dos vendedores e compradores. Possuem relacionamento com as instituições bancárias e podem esclarecer dúvidas sobre juros e aprovação de crédito. Os corretores também conhecem o mercado e, com isso, apresentam as melhores oportunidades para compradores e vendedores.

J. Mareze – Qual o papel do Creci/PR e sua importância para o setor?

Bertoli – O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) 6ª Região/PR, o Creci-PR, é o órgão fiscalizador criado para disciplinar a profissão de corretor de imóveis e impedir o exercício ilegal dessa atividade profissional.

A atuação do orgão de fiscalização profissional ocorre em todo o Paraná. O corpo funcional está distribuído na capital, onde fica a sede, e em mais 12 unidades administrativas presentes nas principais cidades do Estado. Na circunscrição administrativa do Conselho atuam 20.470 corretores de imóveis e 3.320 empresas imobiliárias. Em Apucarana, contamos com um escritório que atende todos os profissionais da região. Além da parte administrativa, dispomos de uma sala para uso gratuito dos corretores de imóveis.

Show CommentsClose Comments

Leave a comment